Rodrigo Ribeiro, 29 anos, Chef Confeiteiro. Atualmente leciona em universidades, presta consultorias e realiza eventos.

Formou-se em gastronomia em 2011 e desde então passou a trabalhar na elaboração, produção, montagem e finalização das sobremesas nas confeitarias de restaurantes de diferente culturas.

Em suas experiências, pôde aprender a base da confeitaria francesa e um pouco sobre confeitaria de vitrine (onde aperfeiçoou seu senso crítico sobre a padronização, perfeição, apresentação e finalização de doces). Também passou a valorizar diferentes texturas, temperaturas e sabores e as diversas sensações que eles proporcionam e a relevância de quebrar a barreira da confeitaria com a cozinha quente.

Além disso, passou por restaurantes como D.O.M., Maní e Oro onde teve muito contato com gastronomia molecular e contemporânea, inclusive com ingredientes somente brasileiros.

Em 2017 se formou na Pós graduação  do Senac no curso Cozinha avançada e ciências aplicadas na gastronomia.

 Em sua mais recente experiência, assumiu a confeitaria do restaurante Peti por dois anos, onde criou mais de 70 sobremesas e definiu seu estilo seu estilo dentro da confeitaria: uma confeitaria de vanguarda com foco no brasil e valorização de ingredientes nativos, sazonais, de pequenos produtores. Além de ingredientes inusitados em sobremesas e memória afetiva.

Premiado em algumas competições que participou, foi também indicado como Melhor Chef Patissier em 2019 pela Prazeres da Mesa.

 Em 2023 representará o Brasil em Lyon  junto com a seleção brasileira de confeitaria na Coupé Du Monde de la Pâtisserie , a mais importante competição de confeitaria do mundo.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *