Carlos A. Monteiro, médico e doutor em Saúde Pública, é Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo, onde ele coordena o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde.

Suas linhas de pesquisa abordam métodos em avaliação das condições de alimentação e do estado nutricional de populações, tendência secular e determinantes de todas as formas de desnutrição, estudos sobre a relação entre qualidade da dieta e doenças crônicas e avaliação de programas e políticas de alimentação e nutrição.

Nessas linhas de pesquisa, ele publicou mais de 150 artigos e numerosos livros. Seus principais logros acadêmicos incluem estudos sobre a transição nutricional em países em desenvolvimento que tiveram grande repercussão na literatura internacional sobre saúde e nutrição, o desenvolvimento do sistema Vigitel de monitoramento anual de fatores de risco para doenças crônicas, utilizado pelo Ministério da Saúde em todas as capitais dos estados brasileiros desde 2006, a criação do sistema NOVA de classificação de alimentos, o mais empregado em todo o mundo para estudar o efeito do processamento de alimentos sobre a qualidade da dieta, a proposição do conceito de alimentos ultraprocessados, empregado em mais de 100 estudos realizados em vários países do mundo, e a coordenação da elaboração do internacionalmente aclamado Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação do Ministério da Saúde do Brasil de 2014.

Monteiro participou de numerosos painéis nacionais e internacionais de especialistas em saúde e nutrição e, desde 2010, é membro do Comitê de Especialistas da Organização Mundial de Saúde sobre Dieta e Saúde. Em 2010, ele foi o terceiro brasileiro agraciado pela Organização Pan-americana da Saúde com a láurea Abraham Horwitz Award for Excellence in Leadership in Inter-American Health.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *